Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012


Acontece em Recife-Pe, de 04 à 06 de setembro de 2012 o X CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DE EDUCAÇÃO, abordando o tema central "Educação, Tecnologia e Sustentabilidade". O congresso procura discutir a relação entre os temas, pois acredita-se que  a educação não pode caminhar dissociada da tecnologia e das grandes questões do desenvolvimento sustentável, para garantirmos a formação de gerações de profissionais comprometidos com uma melhor qualidade de vida no planeta.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Mestrado em Matemática para professores.

Professores de matemática em salas de aula de escolas públicas podem se inscrever, até 2 de julho, no Programa de Mestrado Profissional em Matemática (Profmat). Estão em disputa 1.570 vagas em 59 instituições de educação superior nas cinco regiões do país, num total de 74 polos presenciais.

Os candidatos farão prova de seleção, com 35 questões de múltipla escolha e três discursivas, em 25 de agosto. Os classificados vão iniciar o curso, na modalidade semipresencial, em instituições públicas de ensino superior no primeiro semestre letivo de 2013.

O Profmat é o único programa de pós-graduação stricto sensu em matemática reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O objetivo do programa é qualificar professores de matemática em exercício na educação básica. O curso de mestrado tem duração de dois anos.

O Profmat teve início no primeiro semestre de 2011. Atualmente, 2,5 mil professores da rede pública cursam mestrado pelo programa. Todos os professores recebem bolsa da Capes de R$ 1,2 mil, valor que será reajustado para R$ 1,4 mil em julho.

A Capes registra 423 mestrados profissionais no país. Na modalidade semipresencial, o Profmat, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), é o único. Ele é oferecido por instituições que integram o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Hilário Alencar, presidente da SBM, explica que o programa reserva 80% das vagas a professores de matemática em exercício nas redes públicas de educação básica.

As inscrições devem ser feitas na página do Profmat na internet, onde também é encontrado o edital do programa. A taxa de inscrição é de R$ 43, a ser paga em agências do Banco do Brasil.

Confira o  áudio com Hilário Alencar, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática.
Fonte: www.mec.gov.br

quinta-feira, 14 de junho de 2012


O Projeto Curta na Escola acaba de lançar o “Concurso Procura-se Professor-Autor”, com parceria executiva do Instituto Paramitas.
É muito fácil participar! Basta escolher um dos curtas do DVD Coleção Curta na Escola – Literatura Brasileira (se sua escola não foi contemplada com o DVD, pode acessar os filmes pelo site), assistir em sala de aula e depois relatar como foi a experiência junto com os alunos.
Os DVDs da Coleção Curta na Escola - Literatura Brasileira, possuem também pareceres pedagógicos, que são ideias para trabalhar com os curtas em sala de aula.
Participe, seja um professor-autor!!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio + 20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, tem início hoje, 13/06 no Rio de Janeiro, durante os dias 13 e 22 de junho ela se torna a capital mundial da sustentabilidade ao abrigar a Rio+20, que vai reunir ao menos cem chefes de Estado, além de milhares de diplomatas e membros da sociedade civil para discutir o que é uma “economia verde”.


O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.


Os dois temas em foco na Conferência serão: 


Devido à grande movimentação de pessoas de diversas partes do mundo, ao menos 15 mil agentes de segurança estarão nas ruas da cidade do  Rio de Janeiro para reforçar o policiamento na capital fluminense e modificações no trânsito serão realizadas para facilitar o acesso aos delegados da Organização das Nações Unidas que participarão dos encontros oficiais.

Curso de Aperfeiçoamento para os professores dos laboratórios de Informática


Todas as escolas municipais  de Redenção/Pa já tem laboratório de informática e para promover uma melhor capacitação dos professores lotados nestes espaços pedagógicos, tendo a visão de que o professor precisa ser um permanente pesquisador para poder articular os recursos tecnológicos com a prática educacional, fazendo do laboratório de informática uma extensão das ações desenvolvidas em sala de aula, foi realizado no laboratório da EMEF 13 de Maio no período de 04 à 12/06/2012, o curso “Capacitação e Atualização técnica em Linux Educacional”, para os professores lotados nos laboratórios de informática e os monitores dos telecentros. O curso foi dividido em duas turmas e contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, o profº Vanderly Moreira, no encerramento do mesmo.
A educação de qualidade é uma meta do governo municipal, o prefeito Wagner Fontes, tendo a frente da secretaria de educação o profº Vanderly Moreira, que juntos trabalham em prol de uma educação de qualidade
Considerando os diversos projetos de inclusão digital, sejam públicos, privados ou do terceiro setor, observa-se a necessidade de capacitação de professores no uso das tecnologias digitais, de forma a promover a educação continuada nos parâmetros da proposta sócio-interacionista. Há, portanto, o entendimento que o contato com o Laboratório de Informática seja vivenciado como espaço de troca de experiências em torno dos recursos que devem ser colocados a serviço da educação contemporânea de boa qualidade, acompanhando as exigências da formação cultural.

imagem: blogdodinhosantos

terça-feira, 5 de junho de 2012

I Feira do Estudante Empreendedor.

A Pedagogia Empreendedora é uma disciplina adotada nas escolas municipais de Redenção desde 2010, que tem uma metodologia voltada para o desenvolvimento humano, social e econômico sustentável, visando diminuir a distância entre ricos e pobres. Ela procura desenvolver no aluno seu espírito empreendedor para que os mesmos possam sonhar e realizarem seus sonhos.


Desta forma, dia 06 de junho de 2010, haverá uma amostra dos resultados  obtidos durante este período em cada escola para a população redencense na praça em frente a Secretaria Municipal de Educação

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ministro defende inclusão de alunos com deficiência em classes regulares.

Em entrevista coletiva concedida dia, 31/05, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu a política de estímulo à educação especial em classes regulares. “O Brasil tem que ter 100% das crianças e jovens com deficiência na escola. A escola de atendimento especial é um direito, sim, mas para ser exercido de forma complementar e não excludente”, enfatizou.

Mercadante citou dados do censo da educação básica, que mostram que no ano 2000 havia apenas 21,4% das pessoas com deficiência matriculadas no ensino regular público. Em 2011, o número saltou para 74,2%. Além disso, 22% das escolas hoje têm acessibilidade. Há 12 anos, eram apenas 2,2%. Em relação ao acesso, segundo o ministro, 69% dos favorecidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão nas escolas públicas. E 78% dos professores já passaram por formação em educação especial.

“A política de educação inclusiva permitiu um crescimento espetacular, de forma que os estudantes com deficiência convivem com os outros alunos e os outros alunos convivem com eles”, afirmou Mercadante. Ele lembrou ainda que escolas estão sendo reformadas e ônibus escolares adaptados para permitir a acessibilidade.

O ministro destacou que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) contabiliza dupla matrícula para os estudantes com deficiência da rede pública. Isso para que possam frequentar escolas regulares em um turno e atendimento especializado em outro. “O aluno tem que fazer o ensino regular e o especial e isso é referendado pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU de 2006 e pela Conferência Nacional de Educação de 2010. Essa é uma discussão já superada”, disse.

Na visão do ministro, os jovens com deficiência demonstram cada vez mais inserção no mercado de trabalho e atuam com competência. “É isso que queremos, não vamos de novo segregar, como fazíamos há 10 anos. Pelo contrário, temos que buscar ainda centenas de milhares de jovens pobres com deficiência que não conseguem chegar à escola, um a um”.
Fonte: www.mec.gov.br