Páginas

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O uso das Tecnologias de informação e comunicação na escola

Sabe-se que a escola é a instituição que, oficialmente, prepara o individuo para a vida em sociedade, proporcionando-lhe a apropriação ativa e crítica do conhecimento historicamente constituído pelo homem. Além disso, é papel da escola oportunizar ao educando o desenvolvimento integral em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, o que tende a complementar a ação da família e da sociedade na formação da criança.
Acreditamos que é também papel da escola preparar o educando para acompanhar os avanços tecnológicos do mundo. E neste contexto, a informática ocupa um lugar de destaque. Entretanto, o que se pretende não é apenas colocar o educando em contato com o computador, mas, ir, além disso, possibilitando que o professor faça da informática uma ferramenta pedagógica à disposição do processo ensino-aprendizagem, ampliando assim, os limites das disciplinas para conviverem com a evolução do pensamento e da tecnologia e conseqüentemente com a multidisciplinaridade. Segundo o profº Nelson Pretto é preciso disseminar uma uma cultura de colaboração na escola, e as políticas públicas têm importante papel de fomentar essa lógica.

Assista ao vídeo do profº Nelson Pretto, da Universidade Federal da Bahia, que fará palestra no V Congresso Internacional EducaRede: